Os informes de rendimentos dos fundos imobiliários são os principais documentos de que você vai precisar para declará-los no seu Imposto de Renda.
Neles, diferentemente dos informes emitidos pelas corretoras (que não incluem informações sobre os ativos negociados em bolsa), estão discriminados o total de proventos recebidos em todo o ano-calendário, bem como os créditos em trânsito (proventos cujo pagamento foi deliberado pelo fundo, mas ainda não efetivado) em 31 de dezembro.
Por isso, vamos explicar neste artigo tudo o que você precisa saber para ter esse documento em mãos antes de começar a declarar seu IR.
Mas lembre-se: se você não quiser ter o todo o trabalho de fazer sua Declaração Anual manualmente, use o IR Bot.
Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉
Atualizando seus dados cadastrais
Se você, até fevereiro, não recebeu na sua casa o informe de rendimentos do fundo imobiliário, é provável que seu endereço esteja desatualizado junto à sua corretora.
Para resolver esse problema, entre em contato com ela (ou acesse o seu site/aplicativo) e peça a atualização dos seus dados cadastrais.
Com isso, você passará a receber esses informes em casa nos próximos anos.
Como pegar os informes de rendimentos das administradoras dos fundos deste ano
De qualquer forma, para pegar o informe de rendimentos já deste ano, você precisará primeiro descobrir qual é a administradora do fundo.
Para isso, preparamos esta tabela especial na qual basta você procurar o ticker (a sigla) do seu fundo imobiliário, que ao lado serão exibidos o nome do fundo, a administradora, o telefone, o e-mail de contato e o procedimento que deve ser seguido para obter o seu informe de rendimentos (inclusive informando quais os documentos exigidos para cada fundo).
Normalmente, o procedimento consiste em acessar uma plataforma online (mediante cadastro) onde os informes estarão disponíveis, ou enviar um e-mail para a administradora do fundo anexando alguns documentos de identificação.
MATERIAL INÚTIL