Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como declarar o 13º no Imposto de Renda, tanto pelo Programa do IR (para computadores e notebooks), quanto pelo aplicativo “IRPF” (para celulares e tablets).
Mas lembre-se: se você não quiser se preocupar com esse monte de regra complicada de que vamos falar agora, é só usar o IR Bot.
Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉
Regras Gerais
Antes de começar a aprender como declarar o 13º no Imposto de Renda, é fundamental que você conheça pelo menos as seguintes regras:
- O décimo terceiro é um rendimento de tributação exclusiva. Logo, não é tributável nem dedutível.
Mas preste atenção: mesmo sendo de tributação exclusiva, você vai inserir o seu 13* na ficha de rendimentos tributáveis.
Antes de começar a fazer a sua declaração, tenha em mãos o informe de rendimentos emitido pela sua fonte pagadora.
Elas são obrigadas a disponibilizá-lo até o final de fevereiro de todo ano, inclusive se você tiver saído da empresa(nesse caso, entre em contato com ela para adquirir este informe), com todas as informações necessárias para você poder declarar seu Imposto de Renda.
Passo a passo no Programa do IR
No Programa do IR, acesse a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”, clique no botão “Novo” e preencha os campos conforme consta em seu informe de rendimentos.