Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como fazer doações diretamente na Declaração de Imposto de Renda pelo Programa do IR (para computadores e notebooks).
Por meio delas, você consegue destinar uma quantia do imposto que iria para o Governo para projetos sociais da sua preferência.
Mas lembre-se: se você não quiser se preocupar com esse monte de regra complicada de que vamos falar agora, é só usar o IR Bot.
Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉
Regras Gerais
Antes de começar a aprender como fazer doações diretamente na Declaração do Imposto de Renda, é fundamental que você conheça pelo menos as seguintes regras:
- As doações feitas diretamente só podem ser destinadas a projetos financiados pelos Fundos da Criança e do Adolescente ou pelos Fundos do Idoso (independente de serem nacionais, estaduais ou municipais).
- O benefício fiscal está limitado a até 3% do imposto devido para cada fundo. Ou seja, você pode destinar até 6%, desde que seja metade para projetos financiados por Fundos da Criança e do Adolescente e metade para os financiados por Fundos do Idoso.
- Esse benefício fiscal só é aplicável se você estiver declarando pelo modelo completo e a estiver enviando dentro do prazo.
Passo a passo no Programa do IR
No Programa do IR, acesse a ficha “Doações Diretamente na Declaração”, selecione a aba “Criança e Adolescente” ou “Idoso” (dependendo de qual fundo financia o projeto que você quer ajudar), clique no botão “Novo” e insira as informações referentes ao fundo e o valor da doação.
Abaixo, o programa vai exibir o valor disponível para doação – não é possível excedê-lo.
Em seguida, você vai precisar gerar uma DARF para cada tipo de fundo. Selecione “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA” e/ou “DARF – Doações Diretamente na Declaração – Idoso”.
É necessário pagar as DARFs até o encerramento do prazo legal de entrega da Declaração Anual.
Para conseguir destiná-las para o projeto específico que você deseja bancar, peça orientações para a entidade responsável por ele. Cada Estado e Município tem um procedimento diferente.