Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como pegar os informes de rendimentos dos bancos escrituradores das companhias das quais você é acionista.
O informe de rendimentos dos bancos escrituradores é um documento fundamental na hora de fazer a sua declaração de Imposto de Renda.
Nele, diferentemente dos informes emitidos pelas corretoras, estão contidas informações sobre os proventos que você recebeu, e dos créditos em trânsito das companhias que você é sócio.
Depois de pegar o seu informe de rendimentos, se você não quiser ter o todo o trabalho de fazer sua Declaração Anual manualmente, é só usar o IR Bot.
Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉
Como receber o informe de rendimentos nos próximos anos
Se você, até fevereiro, não recebeu na sua casa o informe de rendimentos do banco escriturador, é provável que seu endereço esteja desatualizado junto à sua corretora.
Para resolver esse problema, entre em contato com ela e peça a atualização dos seus dados cadastrais.
Atualizando os seus dados, você passará a receber esses informes em casa nos próximos anos.
Como pegar os informes de rendimentos dos bancos escrituradores deste ano
Para pegar o informe de rendimentos deste ano, primeiramente é preciso saber qual é o banco escriturador de cada companhia da qual você é sócio.
Para encontrar o banco escriturador da sua companhia, acesse o site da B3, clique em “Produtos e Serviços” e selecione a opção “Renda Variável”.
Em seguida, clique em “Ações” e, depois, em “Empresas listadas”.
Para poupar o seu tempo, você pode acessar o link que lhe leva direto para a seção “Empresas Listadas” clicando aqui.
Nessa seção, basta escrever o nome da companhia e clicar em “Buscar”, que aparecerá um quadro com as empresas encontradas.
Selecione a que você estava procurando e, pronto: o site mostrará qual é seu o banco escriturador.
Em seguida, acesse o site de cada um desses bancos e se cadastre ou faça seu login e lá vai estar disponível o seu informe de rendimentos.
Você não precisa ter conta corrente em nenhum banco para poder ter acesso ao informe de rendimentos.