RESTITUIÇÃO NÃO CAIU NA CONTA – O QUE FAZER?

Neste artigo, vamos falar sobre como fazer o reagendamento da sua restituição sempre que o seu depósito não for bem sucedido.
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Então você fez a sua Declaração de Imposto de Renda, apurou uma restituição a receber, aguardou pacientemente a data do seu lote, mas… a restituição não caiu na sua conta!

E pior: ao olhar o status dela na página oficial da Receita Federal, consta que ela… foi paga!

Calma, que tudo tem jeito nessa vida: basta fazer um reagendamento da sua restituição.

Aqui no IR Bot, esse procedimento é feito para todos os nossos clientes sem nenhum custo adicional, bastando que ele seja solicitado para a nossa equipe de atendimento.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é isso e sobre todas as formas disponíveis para fazê-lo corretamente.

Por que sua restituição não caiu

Os principais motivos pelos quais uma restituição não é depositada devidamente na conta do contribuinte são os seguintes:

  • O contribuinte cadastrou seus dados bancários incorretamente (ex.: informou como conta corrente uma conta poupança, ou cometeu algum erro de digitação no número da agência, da conta ou do dígito);
  • O contribuinte cadastrou uma conta da qual ele não é titular;
  • O contribuinte cadastrou uma conta-salário (modalidade de conta que serve exclusivamente para o recebimento de salário);
  • O Banco do Brasil (responsável por gerenciar o pagamento das restituições) cometeu alguma falha técnica no ato da transferência (esse tem sido o motivo mais comum).

Quando alguma das situações acima ocorre, o contribuinte não recebe sua restituição mesmo quando contemplado no lote, e, ao consultar o status dela na página oficial da Receita, ela costuma aparecer dessa forma:

Às vezes ocorre de a situação acima constar como “creditada na conta”, como se o depósito tivesse sido realizado – o que nada mais é do que outra falha, dessa vez na atualização do status.

Em ambos os casos, a solução é uma só: efetuar o reagendamento da restituição, que consiste em nada mais do que pedir para o Banco do Brasil que efetue novamente a transferência, dessa vez para uma nova conta bancária.

É possível fazer isso de três maneiras:

Pelo site do Banco do Brasil

Acesse esta página do site do Banco do Brasil e clique no quadro “Consulte sua restituição de Imposto de Renda”.

Em seguida, serão pedidos o seu CPF e o “valor do imposto a restituir acrescido de juros”. Isso significa, evidentemente, que você não pode inserir o valor original da restituição, mas sim o seu valor atualizado. Para saber qual ele é, será preciso acessar o seu e-CAC e ir ao menu “Meu Imposto de Renda (Extrato de DIRPF)” (para ajuda com isso, procure nosso atendimento por Whatsapp).

Em seguida, serão pedidos os dados bancários da nova conta para a qual o depósito deverá ser efetuado. Feito isso, é para a restituição cair no primeiro dia útil seguinte.

Pela central de atendimento do Banco do Brasil

Outra forma de reagendar é ligando para a central de atendimento do Banco do Brasil e executando o mesmo procedimento descrito acima, sendo que por telefone.

Os números são:

  • 4004 0001 (para capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 729 0001 (para as demais localidades)

No atendimento, também vão pedir o valor atualizado da sua restituição, que você terá que obter pelo seu e-CAC, da mesma forma que explicamos acima.

Feito isso, é para a restituição cair no primeiro dia útil seguinte.

Numa agência do Banco do Brasil

Você também pode reagendar diretamente numa agência do Banco do Brasil, na boca do caixa. Para isso, leve seu RG, o recibo de entrega da declaração e, como sempre, o valor atualizado da restituição.

Feito isso, é para a restituição cair no primeiro dia útil seguinte.


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