COMO DECLARAR AUXÍLIO-DOENÇA NO IMPOSTO DE RENDA

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Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como declarar auxílio-doença no Imposto de Renda, tanto pelo Programa do IR (para computadores e notebooks), quanto pelo aplicativo “IRPF” (para celulares e tablets).

Vamos mostrar tudo o que você deve preencher, ficha por ficha, item por item, e também responder às dúvidas mais frequentes, como:

  • Como declarar 13º do auxílio-doença
  • Como declara parcela paga pela empresa até o 15º dia util
  • Como regularizar uma declaração passada

Mas lembre-se: se você não quiser se preocupar com esse monte de regra complicada de que vamos falar agora, é só usar o IR Bot. 

Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉

Regras Gerais

Antes de começar botar a mão na massa, é fundamental que você conheça pelo menos as seguintes regras gerais:

Regra n.º 1

Em primeiro lugar, saiba que o simples fato de você ter recebido auxílio-doença não te obriga nem te desobriga de fazer a Declaração de Imposto de Renda, exceto se o total recebido no ano-calendário tiver sido superior a R$ 40 mil.

Se você ainda não sabe se é ou não obrigado a declarar, dá uma olhada neste nosso artigo em que explicamos o assunto em detalhes.

Regra n.º 2

Auxílio-doença é um rendimento isento de Imposto de Renda, de modo que lançá-lo não vai alterar a sua restituição a receber ou o seu imposto a pagar.

Entretanto, se você for declarante, vai ser preciso incluí-lo na sua declaração, independentemente do valor, por se tratar de uma informação obrigatória.

Regra n.º 3

As informações de que você vai precisa para declarar auxílio-doença estão no informe de rendimentos do INSS.

Por isso, tenha esse documento em mãos antes de começar a declarar.

Como obter o informe de rendimentos do INSS

Para obter o informe de rendimentos do INSS, acesse este site, preencha o formulário e clique em “Consulta”.

Formulário do INSS para obter o informe de rendimentos.
Formulário do INSS para obter o informe de rendimentos.

As informações sobre o auxílio-doença normalmente vão estar no item 7 (Outros) da seção 4 (Rendimentos Isentos e Não Tributáveis), com uma especificação de que o valor se refere total ou parcialmente ao auxílio na seção “Informações Complementares”.

Informe de rendimentos do INSS.
Informe de rendimentos do INSS.

Passo a passo no Programa do IR

No Programa do IR, acesse a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, clique em “Novo” e selecione o código 26.

Em seguida, insira:

  • se o beneficiário é você ou um dos seus dependentes;
  • a descrição, que pode ser simplesmente “Auxílio-doença”;
  • o CNPJ e o nome da fonte pagadora; e 
  • o valor total recebido, conforme o informe de rendimentos.

Instruções de como declarar auxílio-doença no Imposto de Renda.
Instruções de como declarar auxílio-doença no Imposto de Renda.

Passo a passo no aplicativo “IRPF”

No aplicativo “IRPF”, selecione o quadro “Rendimentos”, em seguida a opção “Isentos e Não Tributáveis” e preencha os campos exibidos do mesmo jeito que explicamos para o Programa do IR.

Seção “Isentos e Não Tributáveis” do aplicativo “IRPF”.

Dúvidas Frequentes

Como declarar 13º do auxílio-doença

Se você recebeu um décimo terceiro do auxílio-doença, vai ser preciso lançar essa parcela extra na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

Nesta ficha, clique em “Novo” e preencha os campos conforme consta do informe de rendimentos.

Não se preocupe em deixar os campos principais em branco: só vai ser necessário preencher os referentes à fonte pagadora, ao “13º salário”, e, se houver, ao “IRRF sobre o 13º salário”.

Como declarar parcela paga pela empresa até o 15º dia util

Se você quer lançar o auxílio-doença pago pelo seu empregador até o 15º dia útil anterior ao seu afastamento, ainda que você não tenha sido afastado, vai ser preciso declará-lo na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

Para isso, atente-se ao informes de rendimentos emitido pelo seu empregador.

Como regularizar uma declaração passada

Se você percebeu que alguma declaração passada sua foi lançada de maneira errada no que se refere a auxílio-doença, sugerimos que você a retifique. 

A declaração retificadora não gera nenhuma multa, e, ao mesmo tempo, evita a possibilidade de você ser fiscalizado ou mesmo autuado no futuro.

Para saber como fazer uma declaração retificadora, leia este artigo.


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