COMO DECLARAR SALÁRIO NO IMPOSTO DE RENDA

Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como declarar salário no Imposto de Renda tanto pelo Programa do IR (para computadores e notebooks) como pelo aplicativo IRPF (para smartphones).
Compartilhe essa publicação

O salário é a principal fonte de renda da maior parte dos brasileiros. Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm vários questionamentos sobre como declarar esse rendimento no Imposto de Renda.

Por isso, fizemos este artigo para mostrar tudo o que você deve preencher, ficha por ficha, item por item, tanto no Programa do IR como no aplicativo “IRPF”.

Também vamos responder às dúvidas mais frequentes, como:

  • O que fazer quando o informe de rendimentos estiver errado;
  • Como declarar plano de saúde descontado do salário;
  • Devo declarar o salário do cônjuge;
  • Como declarar salário recebido de pessoa física.

Mas lembre-se: se você não quiser se preocupar com esse monte de regra complicada de que vamos falar agora, é só usar o IR Bot. 

Lá, basta responder a algumas perguntas bem simples sobre a sua vida financeira (fontes de renda, patrimônio, investimento etc) que, no final, a própria plataforma gera e envia a sua declaração para a Receita Federal – você não precisa sequer baixar o programa! 😉

Regras Gerais

Antes de começar a pôr a mão na massa, é fundamental que você conheça pelo menos as seguintes regras:

Regra n.º 1

Em primeiro lugar, o simples fato de ter recebido salário não te obriga nem te desobriga de fazer Declaração de Imposto de Renda, exceto se o total recebido no ano-calendário tiver sido superior a R$ 28.559,70.

Se você ainda não sabe se é ou não obrigado a declarar, dá uma olhada neste nosso artigo em que explicamos o assunto em detalhes.

Regra n.º 2

Os salários são rendimentos tributáveis, ou seja, estão sujeitos à tabela progressiva do Imposto de Renda.

Tabela progressiva do Imposto de Renda.
Tabela progressiva do Imposto de Renda.

Se o salário for pago por pessoa jurídica, ele já sofre retenção na fonte, e, se o valor recolhido for diferente do devido, no momento de fazer a sua declaração, O Programa do IR irá apurar a sua restituição a receber (se o imposto retido tiver sido maior que o devido) ou seu imposto a pagar (se o imposto retido tiver sido menor).

Regra nº 3

Antes de começar a fazer a sua declaração, tenha em mãos o informe de rendimentos emitido pelo seu empregador. 

Eles são obrigados a disponibilizá-lo até o final de fevereiro de todo ano, inclusive se você tiver saído da empresa durante o ano-calendário (nesse caso, entre em contato com ela caso não tenha recebido).

Nele, estão contidas todas as informações necessárias para você poder declarar seu Imposto de Renda.

Exemplo de um informe de rendimentos.
Exemplo de um informe de rendimentos.

Passo a passo no Programa do IR

No Programa do IR, acesse a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”, clique em “Novo” e preencha os campos conforme o informe de rendimentos.

O valor dos rendimentos recebidos de PJ e da contribuição previdenciária ficam nos itens 1 e 2 da seção 3 do informe. Já o valor do imposto retido na fonte estará no item 5 da mesma seção.

As informações sobre o 13º salário vão estar na seção 5 (“Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”), itens 1 e 2.

Instruções de como declarar salário no Imposto de Renda no Programa do IR.
Instruções de como declarar salário no Imposto de Renda no Programa do IR.

Passo a passo no aplicativo “IRPF”

No aplicativo “IRPF”, selecione o quadro “Rendimentos”, em seguida a opção “Recebidos de Pessoas Jurídicas” e preencha os campos exibidos do mesmo jeito que explicamos para o Programa do IR.

Seção “Recebidos de Pessoas Jurídicas” do aplicativo”IRPF”.
Seção “Recebidos de Pessoas Jurídicas” do aplicativo”IRPF”.

Dúvidas Frequentes

Agora vamos responder às dúvidas mais frequentes sobre como declarar salário no Imposto de Renda.

O que fazer quando o informe de rendimentos estiver errado

Se você recebeu do seu empregador um informe de rendimentos com informações equivocadas sobre o seu salário, ou mesmo não recebeu, nossa sugestão é que, primeiro, você peça a ele para corrigi-lo. 

Se ele não o fizer, você terá que declarar as informações corretas, ainda que divirjam do informe. Use, para isso, outros documentos que possam te dar um norte, como os holerites ou contra-cheques.

Lembre-se: informe de rendimentos errado não te dispensa de fazer sua declaração corretamente.

Como declarar plano de saúde

Se, do seu informe de rendimentos, na seção “Informações Complementares”, constarem os valores referentes ao que foi descontado do seu salário a título de coparticipação no plano de saúde pago pelo empregador, você deve lançar essa quantia na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Para saber mais sobre como declarar despesas médicas no Imposto de Renda, leia este nosso artigo em que falamos detalhadamente sobre o assunto.

Devo declarar o salário do cônjuge

Se o seu cônjuge ou companheiro for seu dependente, você deve lançar o salário dele na sua Declaração Anual.

Caso não seja esse o caso, cada um deve lançar o seu próprio salário na sua declaração.

Como declarar salário recebido de pessoa física

Se você recebeu salário de uma pessoa física, lance-o do jeito que explicamos acima.

Ainda que a ficha tenha o nome “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”, note que, no campo referente ao CNPJ da fonte pagadora, existe a opção de digitar o seu CPF também.

O seu empregador pessoa física, assim como no caso de pessoa jurídica, também é obrigado a disponibilizar o informe de rendimentos até o final de fevereiro.


Compartilhe essa publicação

Deixar uma resposta