REVOLUÇÃO PIX: COMO O PIX VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA!

Neste artigo, vamos ensinar o que é, como aderir e como fazer transferências usando o PIX.
Compartilhe essa publicação

Mesmo com pouco tempo desde que foi implementado, o PIX já virou moda entre os brasileiros.

Sua praticidade e a ausência de tarifas fez com que muitas pessoas abandonassem os tradicionais serviços de transferência e aderissem a este novo meio de pagamento eletrônico.

Por isso, nada mais justo do que elaborar este texto em que explicamos tudo sobre o PIX e como ele vai transformar a sua vida.

O que é o PIX

Lembra que, quando você queria fazer uma transferência bancária, era preciso fazer um TED ou DOC ?

Para fazer uma transação desse tipo entre contas em bancos distintos, além de ter que pagar uma salgada tarifa, é preciso saber vários dados sobre quem vai receber (o número da conta, a agência, o nome completo etc).

E o pior: se a operação for realizada à noite, o dinheiro só cai na conta do destinatário no primeiro ou segundo dia útil seguinte.

O PIX veio para atender à demanda dos brasileiros por um meio de pagamento melhor, gratuito, com menos burocracia e que funcione 24 horas, sete dias por semana.

Criado pelo Banco Central, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo e de adoção obrigatória pela maior parte dos bancos do país.

Com ele, todas aquelas informações são substituídas por uma simples chave de acesso (“chave PIX”), que pode ser seu e-mail, celular, CPF ou uma chave aleatória criada pelo próprio banco – você escolhe.

Sobre a chave aleatória, que se trata de um QR code, é possível gerar uma diferente para cada transação que você for fazer, do modo a garantir mais privacidade sobre seus dados pessoais e controle sobre suas transações.

Alguns estabelecimentos já usam o PIX para efetuar as suas vendas com mais praticidade para eles e para o cliente.
Alguns estabelecimentos já usam o PIX para efetuar as suas vendas com mais praticidade para eles e para o cliente.

O dinheiro demora menos de 10 segundos para cair na conta do destinatário, e tanto ele quanto o pagador saberão na hora se a transação foi efetuada corretamente ou não.

Como aderir ao PIX

Para aderir ao PIX, basta cadastrar as chaves de acesso que você quiser na instituição financeira onde você tem conta corrente ou conta poupança – todos os bancos participantes já estão aptos a fazê-lo.

Mas atenção: não é possível cadastrar uma mesma chave de acesso em bancos diferentes. Por isso, evite registrar várias chaves na mesma instituição financeira.

Caso você já tenha feito isso, não tem problema: todos os bancos participantes são obrigados a fazer a portabilidade da sua chave de acesso para outro banco, se assim você desejar.

Como fazer um PIX

Para fazer um PIX, basta acessar o aplicativo ou internet banking do seu banco e selecionar o menu referente a ele.

Alguns bancos o disponibilizam na seção relacionada a tipos de transferência, enquanto outros tem uma área exclusiva para o PIX.

Seção onde fica a Área Pix do Nubank.
Seção onde fica a Área Pix do Nubank.

No menu referente ao PIX, para fazer uma transferência, basta inserir o valor e a chave de acesso do destinatário (se for um QR Code, basta fotografá-lo na hora).

Você pode usar o PIX para:

  • efetuar doações;
  • fazer compras e vendas sem precisar de cartões de crédito nem suas maquininhas;
  • pagar ou receber salários;
  • efetuar transações a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana sem precisar pagar nada. 


Compartilhe essa publicação

Deixar uma resposta