O Benefício Emergencial (BEm), criado pelo Governo Federal como forma de auxiliar trabalhadores que tiveram redução de jornada ou suspensão do contrato de trabalho, é um rendimento tributável, e, como qualquer outro, precisa ser lançado na Declaração Anual de Imposto de Renda de todos os contribuintes obrigados a enviá-la.
Para isso, a primeira coisa que o contribuinte deve ter em mãos é o seu informe de rendimentos – o documento emitido pelo Ministério da Economia (que é a fonte pagadora do BEm) com o valor consolidado pago para o beneficiário ao longo do ano-calendário.
Por isso, fizemos este artigo para mostrar de forma simples, rápida e objetiva como obtê-lo.
Passo a passo
Para obter o informe de rendimentos do Benefício Emergencial, acesse o site do Ministério da Economia, faça seu login, selecione a opção “Benefício Emergencial”, e, na seção “Trabalhador”, clique no quadro “Informe de Rendimentos”. O informe já vai ser baixado automaticamente no seu computador.
Caros, e como localizo o Informe de Rendimentos de 2021 no site do Ministério da Economia? No local, até o momento (16 de março de 2022) só consta o do ano de 2020.
?