Para declarar seus investimentos na XP, a primeira coisa que você deve ter em mão é o informe de rendimentos emitido pela corretora. Lá estão os valores relativos aos saldos e rendimentos de cada uma das suas aplicações, do jeito que precisam ser lançados na Declaração Anual.
Sabendo disso, fizemos este artigo em que mostramos todo o passo a passo de como pegar o informe de rendimentos, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo da XP.
Mas atenção para um detalhe importante: o informe de rendimentos de qualquer corretora só contém os dados relativos às aplicações fora da bolsa de valores, como renda fixa, previdência privada, poupança, fundos de investimento…
As informações referentes a ativos em bolsa ficam apenas nas notas de corretagem. Para saber como declará-los, leia os nosso artigos a respeito:
Passo a passo no site
Para obter o informe de rendimentos pelo site da XP, faça o seu login, clique em“Minha Conta” e, em seguida, em “Imposto de Renda”.
Depois, na seção “Informe de Rendimentos”, selecione o ano-calendário e clique em “Download”. O informe será baixado automaticamente.
Passo a passo no aplicativo
Para adquirir o informe pelo aplicativo, selecione a aba em que ficam as suas iniciais (canto superior esquerdo da tela) e escolhas as opções “Imposto de Renda” e “Informe de Rendimentos”, respectivamente.
Selecione o ano-calendário do documento que você quer adquirir, e, em seguida, aplicativo já vai baixar o seu informe de rendimentos.
Dicas Importantes
Dica n.º 1
Todos os seus rendimentos, ainda que com valores muito baixos, terão que ser lançados na sua Declaração Anual.
Dica n.º 2
Para lançar suas aplicações em fundos de investimento, leia a seção “Detalhamento de Ativos” do seu informe. Lá é que estarão os dados necessários para você declará-los corretamente.
Para saber mais detalhes sobre como declarar fundos de investimento, leia este artigo.